terça-feira, 14 de junho de 2011

A Busca o SER



Shalom!

Por quê? De onde viemos e qual a nossa destinação? Como? Quem sou eu?
           
São questões comuns aos seres humanos, ou pelo menos àqueles que conseguiram se libertar das amarras do condicionamento que nos impusemos há muitos séculos, e que ao vislumbrarem uma chispa da Verdade iniciam sua Jornada.

Mas afinal, por que vivemos? Por que existimos? Qual o objetivo da vida?
Não sei...

No momento apenas penso e acredito que todo ser busca por aquilo que já é seu, que já existe em si, que constitui sua formação. Esquecida, é verdade. Mas existente, e aguardando para novamente SER em PLENITUDE.

Acredito que todo ser busca o AMOR. É o objetivo final de todos. É o que gera todo o movimento no universo.
Mas como é possível que todos estejam buscando o amor se a vida cotidiana insiste em nos mostrar o contrário tão terrivelmente?
Essa busca que motiva toda a vida ocorre em grande parte, no estágio de consciência em que estamos, de maneira inconsciente. O ser racional se depara com inúmeras situações no mundo material que lhe proporcionam prazer, ou dor. É a partir destas sensações que cada um faz suas escolhas.

O prazer material, sensorial, é um prelúdio da comunhão com o AMOR universal, porém, ainda denso. Acontece que para obter esse prazer e evitar a dor o homem se perde no mundo, entregando-se e tornando-se escravo das sensações, ao passo que estas deveriam ser um impulso para sua escalada rumo ao mais alto. Daí surge o egoísmo e todos os seus frutos como o orgulho, a arrogância, a inveja, o autoritarismo, o personalismo exagerado.
Na tentativa de ser “feliz”, o ser se esquece de que é parte componente de um todo e se isola internamente, abandonando e pisoteando os que caminham a seu lado. Mal sabe ele que, apesar de busca o AMOR — de forma equivocada —, ao machucar os que se encontram ao seu lado, ele só encontrará a DOR. Se somos componentes de um todo, não é possível a felicidade de um quando ela custa a infelicidade de outros.
E a DOR é, na maioria das vezes, o único e mais eficaz mecanismo que nos conduz novamente à unidade universal, clareando nosso olhar, resgatando-nos das prisões do ego.

Busquemos então o AMOR que já É dentro de nós, AMOR que já somos. Mas que nossa busca seja fraterna e em comunhão com todos os seres, pois só assim galgaremos nosso objetivo último: a felicidade e a paz.

Graça só é graça quando compartilhadaMestre Micaell

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário