domingo, 3 de abril de 2011

Estresse


        
          Pressão superior à capacidade de resistência emocional da pessoa provocando distúrbios de conduta.
Suas causas:
Volume de compromisso e a falta de tempo para assimilá-los; a busca de melhores salários e conforto, divertimento e prazeres.
Tudo isso provoca em nós a Ansiedade, a Culpa, a Desestrutura emocional, a Neurastenia, o cansaço exagerado e a  sucessão de problemas trágicos e perturbadores.
Ás vezes almejamos muito alcançar algo, conquistar (casamento, cursos, etc), e quando de fato alcançamos, geramos em nós o estresse, o cansaço e a desmotivação.
O Ego estrutura-se de ilusões, de posses mentirosas que a realidade desfaz (essas ilusões são fundamentadas em quimeras, em perturbações e sonhos infantis não superados).
As dificuldades, os desafios, as lutas e desacertos não deveriam estressar porque o objetivo é amadurecer a capacidade emocional, fortalecendo-nos para embates mais vigorosos no futuro para nossa completude.
Ninguém alcança equilíbrio sem passar pelos testes edificantes.
Existem pessoas com maior predisposição à desvitalização das energias, das forças emocionais; experimentam aflição diante de acontecimentos sem o menor sentido perturbador. Se fazem de vitimas. São psicologicamente frágeis do tipo que não conseguem sair do “período infantil”.
           
             Desacostumados à responsabilidade, alguns auto denominam-se perfeccionistas; gostariam de ter um mundo elaborado por eles, onde as coisas são agradáveis a eles e passam pelo seu critério de avaliação. São indivíduos que ficam estressados em um grupo social porque os biótipos diferem entre si, os objetivos e as imposições também.
            Algumas pessoas são emocionalmente masoquistas, sentem autocomiseração, exteriorizam necessidade de “colo materno”, com o intuito de transformar a sociedade que lhe parece adversária em protetora dos seus desfalecimentos morais; negam-se ao combate, sendo que o que nos liberta são as nossas lutas com sabedoria e resignação. É sermos vitoriosos sobre nossos ressentimentos, vivendo nossa realidade, proporcionando-nos saúde física, elevando nossos pensamentos e realizando-nos espiritualmente.
            A AUTO-CONSCIÊNCIA contribui para a evolução do nosso pensamento e de nossas realizações.
            A comodidade mental, emocional e moral consiste na dependência de outrem, na transferência de responsabilidades, na necessidade de gurus e guias. Mas a experiência é intransferível, é como remédio; como outrem pode tomar remédio para nós?
            Essa insegurança disfarçada de manipulação emocional vem da culpa e da fuga, que, no passado, os deveres não foram cumpridos e agora têm de ser enfrentados.
            Tudo para esse individuo é mais exagerado (enfermidades, problemas...) porque querem facilidades e comodidades; dão-se a importância exagerada que não têm e fazem fuga para a intriga, a maledicência, sempre na condição de vítimas de alguém ou de alguma coisa (egotismo doentio). Normalmente estressam-se com pequenas ocorrências porque não suportam os trabalhos de renovação e equilíbrio.
            Muitos fatores nos levam ao estresse, porém quando quisermos de fato melhorar, podemos utilizar de inúmeros recursos para a libertação dessa carga.
            A ansiedade é inevitável nos dias de hoje, portanto, devemos mantê-la sob controle e lucidez para que não nos afete psicologicamente nem organicamente.
            Se nossos ideais e objetivos são superiores, se nossas reflexões são saudáveis e otimistas, adquirimos forças morais para selecionarmos os fenômenos perturbadores dos edificantes.
            É possível estar ansioso com equilíbrio, sem sofrimento nem distonia. Só ter consciência de que todo projeto/processo tem um tempo próprio para se realizar e nem sempre se resolvem conforme queremos, mas de acordo com as circunstâncias e possibilidades que lhe são próprias.
            Educar a mente e o sentimento é o primeiro dever para a superação de qualquer mecanismo estressante.
            A crença na vida futura, na imortalidade do espírito, na destinação gloriosa de todo ser é preventivo que ajuda a superar o estresse porque assim saímos no nosso imediatismo orgânico e temos a perspectiva de felicidade mais além, sempre.
            Diante dessa atitude mental e emocional vem a ALEGRIA, demonstrando que a dificuldade de hoje é prelúdio da conquista do amanhã.
            Ninguém chega a um objetivo sem experimentar erros e acertos, elegendo o que lhe é favorável e descartando os equivocados sem desanimar.
            Assim as aflições se acalmam sem o conformismo doentio.
            Essa postura impede a ansiedade porque passamos a confiar na grandiosidade do tempo sem o imediatismo da ilusão, ficamos livres da angústia e da precipitação.
            Ao nos educarmos na compreensão de nossos deveres, sabemos que temos que nos esforçar, não há  facilidades, se há são poucas. Devemos, então nos programar para enfrentar cada fase, cada tarefa evitando a fadiga excessiva, o desgaste emocional, a irritabilidade que são decorrentes da indisciplina e da rebeldia.
            Nas situações de estresses normais, devemos, de imediato, renovar as idéias, mudar a forma de fazer, refugiarmos na prece renovadora para repor energias psíquicas e emocionais.
            O ser humano necessita do trabalho, que o dignifica. Mas também precisa do repouso que lhe renova as forças e lhe dá o ensejo de reflexionar para o autoaprimoramento.
            Na contribuição da saúde física, estabelecer um período de férias, relaxamento emocional, mudanças de atividades, exercícios físicos libertadores, caminhadas, massagens, natação, musicoterapia, socorro fraternal ao próximo, yoga, meditação, acupuntura, buscar a beleza e até a ajuda de um psicoterapeuta para evitar transtornos mais graves.
            Esforçar-se por viver com alegria em qualquer situação é terapia preventiva e libertadora para o estresse.

 Do livro “Conflitos Emocionais” Divaldo P. Franco/Joanna de Ângelis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário