segunda-feira, 21 de março de 2011

ASHRAM DA PAZ – Um pedacinho do paraíso aqui na Terra. Ajude-nos a construir!

Seguindo uma proposta universalista, a OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) “A Paz Vale Mais”, que já realiza em Belo Horizonte diversos projetos sociais ligados à cultura da paz e à solidariedade, iniciou a construção de mais um valioso projeto: o Ashram da Paz.

O ASHRAM DA PAZ, que está sendo construído no município de Brumadinho – MG, “foi concebido para oferecer oportunidade a todas as pessoas que desejam sair do turbilhão das grandes cidades e imergir em um local onde a paz possa ser vivenciada de maneira mais evidente junto à harmonia da natureza”.

“Um lugar para você vivenciar um dia diferente e especial: um dia de paz completa – respirando o ar puro da natureza, usufruindo de espaços harmoniosos para meditações, orações e estudos, desfrutando de um tempo para encontrar consigo mesmo.”

Para mais informações, veja o folder no fim da postagem.

Ajude-nos a construir esta obra de paz! Esta é uma oportunidade de beneficiar a muitos e a si mesmo.

Toda contribuição é bem-vinda, inclusive materiais de construção.
Seja você também um agente da paz!

 Obrigado!




sábado, 19 de março de 2011

Exposição Mandalas - Arte Viva


Arte... expressão viva da alma, que inquieta, procura externalizar todo seu potencial de Luz, assim como na natureza se observa a mais pura beleza do Incriado.

Desde as eras mais primitivas da humanidade, o homem se familiariza com a figura harmônica do círculo, cujo simbolismo universal afeta de diversas formas os seres em seus aspectos inconscientes. As mandalas (círculo em sânscrito) retratam o relacionamento do ser humano com o cosmo, captando graficamente a máxima alquímica "O que está embaixo é como o que está em cima".

A belíssima exposição de mandalas da artista Thaís Carvalho permanecerá no espaço cultural do Néctar da Serra, em Belo Horizonte, de 21 de março até 21 de abril.

Vale a pena conferir!

Abaixo, o link para o site da artista:
http://thaiscarvalhoarte.com.br

OM MANI PADME HUM


Bem-vindos!
Que a Luz Divina, essência de todos nós, brilhe mais forte em nossos seres nos elevando da ilusão.

O objetivo deste blog é compartilhar conteúdos sobre autoconhecimento, terapias naturais, filosofias e práticas que nos levem a resgatar o contato com nós mesmos e com a Divina Essência.
Como primeiro post e justificando a inspiração para o nome do blog, algumas palavras sobre o mantra OM MANI PADME HUM.

Surgido na Índia e tendo ido para o Tibet, o Mani Mantra é um dos mantras budistas tibetanos mais conhecidos e recitados por seus seguidores. A tradução literal de OM MANI PADME HUM para o português corresponderia a algo como “Salve, a jóia do lótus”. Apesar de parecer simples, é dito que este mantra contém todos os ensinamentos do budismo. Mas assim como alguns outros mantras, sua tradução não encerra seu verdadeiro significado.

O Mani Mantra é dedicado ao Bodhisattva (ser liberto da ilusão que escolhe continuar encarnando em benefício das almas ainda não iluminadas) da compaixão, Avalokiteshvara, e cada uma de suas seis sílabas trás um benefício, ou uma característica dos seres que já alcançaram a iluminação.


OM nos auxilia a atingir a perfeição na prática da generosidade (altruísmo) e a combater o orgulho;
MA ajuda a aperfeiçoar a prática da ética pura, libertando-nos do ciúme e da luxúria;
NI ajuda a atingir a perfeição na prática da tolerância e paciência e purifica-nos das paixões e dos desejos;
PAD nos auxilia a atingir a perfeição na prática da perseverança e nos livra da ignorância;
ME ajuda a aperfeiçoar a prática da concentração, purificando-nos da ganância;
HUM nos ajuda a conquistar a perfeição na prática da sabedoria, eliminando a raiva/ódio.

Segundo os budistas, cada uma das sílabas purifica os seis reinos de Samsara (ciclo de reencarnações em que o ser é passível de sofrimento devido à ignorância de sua verdadeira natureza), ou seja, as vicissitudes provenientes de cada um desses reinos.

O Dalai Lama, com sua simplicidade e sabedoria, nos explica que o Mani Mantra significa que: dependendo da prática, a qual é a união indivisível (HUM) de método (MANI) e sabedoria (PADME), é possível transformar corpo, discurso e mente impuros em corpo, discurso e mente puros (AUM) de um Buddha. E que deve-se procurar a iluminação (estado de Buddha, a união com o Divino) não fora, mas em si mesmo.

Mantras são excelentes auxiliares nos processos de introspecção, aperfeiçoamento e autoconhecimento, mas obviamente não farão o trabalho todo sozinhos. A disposição e o comprometimento com o desenvolvimento espiritual são imprescindíveis a qualquer um que busque conscientemente o Divino.

Namastê!

Fontes: